Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sol...porque tomar cuidado!!

Queimadura


Uma queimadura solar é uma queimadura na pele produzida pela superexposição à radiação ultravioleta (UV), geralmente dos raios solares. Uma queimadura semelhante pode ser produzida por uma superexposição a outras fontes de UV como lâmpadas de bronzeamento, ou profissionalmente, em soldadores. Os sintomas usuais são pele avermelhada e quente ao toque, sensação de ardor e leve tontura.
As queimaduras solares podem, ao longo prazo, contribuir para o desenvolvimento de câncer de pele. Este processo, pode ser evitado através do uso de filtro solar, roupas (e chapéus) e com a limitação do tempo de exposição solar, especialmente durante o período de 10h às 16h do dia
tratamento das queimaduras de sol consiste em proteger ou tratar a pele antes (1), durante (2) ou depois (3)  da exposição solar.

1.  Antes da exposição [prevenção], é importante besuntar a pele com protetor solar (com um fator de proteção mais elevado, se você fizer parte do grupo de risco).

2.  A reaplicação do creme deve ser feita a cada duas horas. É importante também evitar se expor ao sol nos períodos em que os raios ultravioletas estiverem mais fortes (entre 11h et 15h).
3. Se apesar das precauções citadas no 1. e 2., você ainda tiver uma queimadura, será necessário tratá-la com cremes à base de hidrocortisona. Este é um antiinflamatório bastante eficaz (ver também em: definição de queimadura solar para compreender porque os antiinflamatórios são utilizados). É possível utilizar também cremes à base de diclofenac (um antiinflamatório).

Se a dor for muito intensa, pode ser necessário tomar calmantes, anti-dor (paracetamol) ou antiinflamatórios  não-esteroidais [AINES] como a aspirina ou o ibuprofeno.
Como as queimaduras de sol deixam a pele muito seca, é também aconselhado aplicar  toda noite um creme hidratante (por exemplo, à base de uréia, uma molécula hidratante).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário